quinta-feira, 15 de julho de 2010

SÃO MIGUEL GANHA AMBULÂNCIA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA - SAMU 192

O QUE É O SAMU - O SAMU/192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência.

Com o SAMU 192, o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

COMO FUNCIONA - O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação , profissionais e veículos de salvamento.

As Centrais de Regulação tem um papel primeiro e indispensável para o resultado positivo do atendimento, sendo o socorro feito após chamada gratuita, para o telefone 192.

A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.

O Prefeito Nene Lopes recebeu ontem a ambulância que já está no município e aguarda apenas as Centrais de Regulação começarem a funcionar em Castanhal e Capanema para que os atendimentos possam ser realizados, é importante ressaltar que o atendimento por essa ambulância só pode ser feito a partir do momento que essas Centrais acionam a mesma que vem com um celular para autorizar o seu deslocamento para o atendimento dos casos, as centrais estaram funcionando dentro de 15 a 20 dias nos municípios de Castanhal e Capanema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário